g

g

17 de maio de 2016

Ensino á distância - Vantagens e desvantagens


Olá meninas, hoje venho falar com vocês um assunto bem diferente do que estão acostumadas a ver aqui no blog: O ensino á distância (EAD). Eu trouxe esse tema para o blog porque eu recentemente voltei à estudar para concluir o ensino médio que por questões pessoais não consegui concluir. No ensino á distância existe um certo preconceito que não tem nem pé nem cabeça para existir e estou eu aqui para saber a opinião de vocês e também expressar a minha.

Eu estou no primeiro ano do ensino médio e tenho 1 aula por semana, sendo ela na segunda feira das 8:00 ás 11:00. Tenho 3 horas de aula e das 11:00 ao 12:00 o professor faz um "aulão de tira dúvidas". Essa forma de ensino na minha cidade é dividida em duas etapas: 3 meses você estuda as exatas (Matemática; Física, Química e Biologia) e 3 meses você estuda humanas (Português, Inglês, História e Geografia). Usamos apostilas, temos um caderno também para exercícios, anotações e etc.
Essa forma de ensino chama-se EAD - Educação á distância, e forma alunos do ensino fundamental, médio e também tem cursos, faculdades e entre outros.

No ensino á distância a pessoa, eu por exemplo, vou concluir o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio em apenas 1 ano e meio, ao contrário de quem estuda todos os dias, 4 horas por dia que demora 1 ano cada série (eu vou demorar 6 meses cada
 série).

Estou gostando bastante da escola, a minha turma tem um número médio de alunos (de várias idades) não tem bagunça, o professor explica e eu intendo tudo, ao contrário de quando eu estudava em escola pública rsrs. Não acho que estudando uma vez por semana eu vá aprender menos do que quem estuda no ensino regular, acho que isso vai da pessoa se ela tem vontade de aprender ou não com o que lhe está sendo oferecido.

Eu dei uma pesquisada rápida no Google e achei um texto que mostra as vantagens e desvantagens do EAD então, listei elas para vocês:

Vantagens: 
* Poder estudar a qualquer hora do dia e não ter que se deslocar até o lugar para assistir aula.
* Poder estudar uma vez por semana e concluir  o curso mais rápido.
* Estão sendo vantajosos para os jovens que acabam o ensino médio e precisam trabalhar, mas também querem continuar estudando. (Nesse caso, eles podem cursar uma graduação, curso técnico ou aperfeiçoamento em seus tempos livres).
* Você tem uma prova por matéria só no final do terceiro mês de cada etapa.
* Se você não atingir a média que é 7,0 (na minha escola) você pode fazer uma recuperação, se não passar na recuperação você pode fazer uma segunda recuperação mais dai você tem que pagar uma taxa.

Desvantagens: 
* Depende muito da disciplina do aluno para que ela dê bons resultados. Se a pessoa não se programar para assistir as aulas, acaba não conseguindo terminar o curso.
* Não pode ter mais de 1 falta por mês afinal, você tem 4 aulas no mês e ainda quer faltar! 

Eu recentemente vi uma discussão no Facebook em uma página que prefiro não citar o nome, que estava divulgando um abaixo-assinado para caçar os diplomas de pessoas formadas em cursos técnicos á distância, não acho que isso tenha cabimento, se a pessoa fez o curso, fez os estágios, e se formou então quer dizer que ela está qualificada para aquela função que ela estudou. Mas também existe o outro lado da moeda: se formou, fez os estágios e é um mal profissional, isso vem do caráter  da pessoa e não da forma de ensino.

Por hoje é isso, trarei mais postagens sobre esse tema com mais explicações e tirando dúvidas de quem quer ou está estudando no ensino EAD.

Espero realmente que tenham gostado e quero muito saber a opinião de vocês, beijokas lindezas.

7 comentários:

  1. Vale a pena, mas precisa de uma disciplina incrível para não se perder
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, disciplina é o que não me falta rsrsrs, beijo linda!

      Excluir
  2. Comecei a pedagogia amiga , e estava até indo bem , infelizmente tive que parar pelas condições finaceiras , correr agora atraz de uma bolsa pelo enem .. Mas é otimo , quando a gente ter força de vontade ... conseguimos alcançar nosso objetivo . Que Deus te Abençoe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço que consiga uma bolsa, e obrigada pela visita! Beijo.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei o tema e o texto...recentemente comecei faculdade a distância e está bem difícil pra mim,pois não sou organizada com meu horário :( ..Mas o EAD está sendo a cada dia mais valorizado e reconhecido.

    ResponderExcluir